terça-feira, 16 de setembro de 2014

Semelhanças, Ogham e Brasil 6

Eu continuo coligindo pinturas rupestres brasileiras que sejam comparáveis a Ogham. É importante ter em mente o caráter de contagem ou matemático empregado no referido alfabeto celta Ogham para fazer uma comparação.

[Mato Grosso do Sul, Brasil],



Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, Januária-MG, Brasil,


(Foto: Henry Yu)


(Foto: Eduardo Issa)



(Foto: Rodrigo)

Buraco do Cipó, Minas Gerais, Brasil,




Lapa de Santo Antônio, Capitão Enéas-MG, Brasil,



(Foto: Thiago Pereira)

Santa Catarina,



(Foto: Tais Carolina Seibt Rick)

Referencia
http://www.correiodoestado.com.br/noticias/inscricoes-rupestres-dao-destaque-a-regiao-norte/182899/ .
Yu, Henry, http://descubraminas.com.br/Cultura/Pagina.aspx?cod_pgi=1377 .
Pereira, Thiago, arquivo, http://www.historiaehistoria.com.br/materia.cfm?tb=arqueologia&id=44 .
Issa, Eduardo, http://ecoviagem.uol.com.br/blogs/expedicao-parques-nacionais/boletins/pn-cavernas-do-peruacu-minas-gerais-1358.asp .
Rodrigo, http://www.1000dias.com/rodrigo/outros-mundos/ .
http://roteirosvelhochico.blogspot.com.br/2013/01/reconhecimento-da-trilha-do-roteiros.html .
http://raroevoce.blogspot.com.br/2012/06/um-pouco-dos-misterios-da-arqueologia.html .

Herculano L. E. Neto.

Um comentário:

  1. Caro Herculano,
    essas pinturas são notáveis, e sem dúvida que há nelas padrões que fazem lembrar sinais do alfabeto Ogham.
    Conhece alguma tentativa de datação delas?

    Porque um problema que vejo nessa associação é que o alfabeto Ogham tem sido circunscrito a um período particular - especialmente Séc. V e Séc. VI, e do que li pode haver registos desde o Séc.II.
    Essas pinturas rupestres brasileiras podem enquadrar-se nesse período? - é que me parece que têm sido datadas para tempos bem mais antigos, talvez do Neolítico ou anterior.
    Não é que uma coisa invalide a outra, porque poderiam ter ambas saído de uma cultura comum, muito mais antiga, e no caso dessa hipótese seria uma cultura capaz de viagens atlânticas.
    Depois, o outro problema é que o Ogham tem uma linha condutora a unir os símbolos, e nas pinturas brasileiras parece não se notar isso, pelo menos claramente.

    Obrigado pelas informações que enviou.
    Abraços.

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